A visita de empresários e pesquisadores chineses a Mato Grosso, nesta terça-feira (3), deu início a uma rodada de prospecções voltada a projetos de infraestrutura, logística, turismo, inovação e cooperação acadêmica. A iniciativa amplia o interesse já consolidado da China no agronegócio mato-grossense.
A missão é articulada pela Associação Brasil China 360 de Negócios, Inovação, Educação e Cultura, com apoio da Invest MT, e segue até quarta-feira (4), com reuniões técnicas junto a entidades empresariais, órgãos estaduais, universidades e representantes municipais.

Na mesa, a comitiva apresentou interesses que vão do têxtil à logística estatal e projetos estruturantes. Entre os participantes, estão Li Xiaolei, CEO da Lanceford International Ltd., do setor têxtil, e representantes da Ningbo Besco International Logistics, que sinalizaram intenção de avaliar outorga portuária, projetos turísticos e a possibilidade de instalação industrial, além de convênios de cooperação técnica em educação e tecnologia. Também integram a missão pesquisadores ligados à Zhejiang University, com foco em parcerias acadêmicas, projetos de inovação e cooperação em pesquisa e desenvolvimento.
Do lado do governo estadual, a estratégia é posicionar Mato Grosso como destino seguro para investimentos de longo prazo, apoiado na grande escala de produção, estabilidade regulatória e em um portfólio estruturado de projetos nas áreas de logística, infraestrutura e integração de cadeias produtivas,
A meta é ir além da relação comercial centrada em commodities e avançar para uma agenda de investimentos produtivos, com maior agregação de valor, inovação e transferência de tecnologia ao Estado.