Mato Grosso se consolidou como o estado com as fazendas mais caras do Brasil. Atualmente, as cinco propriedades rurais de maior valor à venda no país estão localizadas em território mato-grossense, reforçando a força do agronegócio na região

A fazenda mais valiosa do ranking fica em Sinop, no norte do estado, e tem valor estimado em cerca de R$ 15 bilhões. O montante expressivo reflete não apenas a grande extensão territorial, mas também o alto potencial produtivo da área, voltada principalmente para a agricultura e a pecuária.
Além de Sinop, outras propriedades que figuram entre as mais caras do país estão situadas nos municípios de Paranatinga, Nova Ubiratã e São Félix do Araguaia. As áreas se destacam pela infraestrutura, localização estratégica e elevado nível de produtividade.
Com forte presença na produção de grãos e na pecuária de corte, Mato Grosso reafirma sua posição de protagonismo no cenário nacional, concentrando não apenas grandes extensões de terras agricultáveis, mas também os maiores valores absolutos do mercado imobiliário rural brasileiro.