Na safra 2025/26, produtores de Mato Grosso já colheram cerca de 24,97% da área de soja plantada, segundo o boletim mais recente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Esse ritmo é acima da média historicamente observada para esta época do ano (aproximadamente 12–13%) e muito mais rápido do que na mesma época da safra anterior, O avanço maior da colheita se dá em regiões como o Médio-Norte e o Oeste de Mato Grosso.
O ritmo acelerado da colheita tem sido favorecido por períodos mais secos e maior incidência de sol, permitindo que as máquinas entrem nos campos com menos interrupções.
Há perspectivas de boas produtividades médias da soja em Mato Grosso nesta safra, chegando a estimativas acima de 60 sacas por hectare em algumas análise

Com a soja sendo colhida mais cedo, os produtores já estão abrindo espaço para o início do plantio da segunda safra (safrinha), que tradicionalmente é de milho e algodão.
Isso é importante porque o sucesso da safrinha depende de entrar na janela ideal de semeadura logo após a colheita da soja — o chamado “safrinha window” — para aproveitar as chuvas de fim de estação.